quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

ATIVIDADE 2: TEXTO E NÚMEROS


Textos e números na Educação Infantil

Pesquisas apontam que as crianças, a partir dos 3 anos, são capazes de pensar em números e textos. É possível propor atividades com esses temas sem deixar as brincadeiras de lado

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Atividade 2: O livro preferido da turma ganha uma resenha
Resenha de livro
O que a criança quis escrever: 
Um Papai sob Medida

Era uma vez uma menina que tinha uma mãe, mas não tinha pai. Ela queria um pai igual à mãe, forte. Será que ela vai conseguir?

Yan (5 anos e 7 meses)









Marcas do gênero 
Yan demonstra conhecimento do que é uma resenha: apresenta o enredo e lança uma pergunta para criar suspense. A relação entre a fala e a escrita leva à dificuldade de separar palavras de forma convencional. Em alguns trechos, não há segmentação, como em ERQEVAIQUI (será que ela vai conseguir?). Em outras, separa em excesso, como em E RE (era). Com perguntas como "Onde começa e onde termina?", a criança é levada a fazer o ajuste entre o falado e o escrito.


Em uma atividade de escrita, a professora Maria José Silveira Gomes de Nora sugeriu à sala de 5 anos a produção de uma resenha sobre Um Papai sob Medida (Davide Cali, 32 págs., Ed. Cosac Naify, 11/3218-1444, 47 reais). Antes, ela leu muito para a classe e apresentou bons modelos. Com o apoio de Maria José, a garotada organizou o que queria informar, respeitando características do gênero, como a necessidade de contar um pouco da história sem revelar o fim.

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