Textos e números na Educação Infantil
Pesquisas apontam que as crianças, a partir dos 3 anos, são capazes de pensar em números e textos. É possível propor atividades com esses temas sem deixar as brincadeiras de lado
Bruna Nicolielo (bruna.nicolielo@fvc.org.br)
Atividade 3: Regras para o jogo de percurso
O que as crianças quiseram escrever:
12 - Passe a vez
20 - Volte 5 casas
22 - Passe a vez
24 - Avance 4 casas
27 - Perde a vez de jogar
Guilherme, Renato, Maria Fernanda e Gustavo (de 4 anos e 8 meses a 5 anos e 4 meses)
Escritas sucessivas É possível notar diferentes escritas para os mesmos termos, como "Passe a vez". Hora de discutir as escritas sucessivas. Pergunte: "As palavras são as mesmas, mas o jeito de escrever foi o mesmo?" Isso gera uma boa discussão, já que as crianças sabem que palavras iguais são escritas da mesma forma. Assim, elas reveem seu escrito.
Durante um projeto, a turma de 4 anos de Núbia Mara Rodrigues Ventura pesquisou sobre jogos de percurso. Ela leu com as crianças as regras de vários. Depois, em grupo, elas registraram as de um deles para então brincar.
12 - Passe a vez
20 - Volte 5 casas
22 - Passe a vez
24 - Avance 4 casas
27 - Perde a vez de jogar
Guilherme, Renato, Maria Fernanda e Gustavo (de 4 anos e 8 meses a 5 anos e 4 meses)
Escritas sucessivas É possível notar diferentes escritas para os mesmos termos, como "Passe a vez". Hora de discutir as escritas sucessivas. Pergunte: "As palavras são as mesmas, mas o jeito de escrever foi o mesmo?" Isso gera uma boa discussão, já que as crianças sabem que palavras iguais são escritas da mesma forma. Assim, elas reveem seu escrito.
Durante um projeto, a turma de 4 anos de Núbia Mara Rodrigues Ventura pesquisou sobre jogos de percurso. Ela leu com as crianças as regras de vários. Depois, em grupo, elas registraram as de um deles para então brincar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário