PRÉ
PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM
I - PERÍODO PREPARATÓRIO
OBJETIVo
PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM
I - PERÍODO PREPARATÓRIO
OBJETIVo
- Desenvolver coordenação motora fina.
- Discriminação esquerda direita.
- Organizar espacialmente os traçados no papel.
- Desenvolver coordenação viso-motora.
CONTEÚDO
- Exercícios para desenvolver:
- esquema corporal;
- esquema espacial;
- orientação temporal;
- coordenação motora viso-manual (coordenação ampla e coordenação fina);
- percepções sensoriais (visão, audição, tato, olfato, gosto);
- lateralidade.
- Desenvolver campo lingüístico.
ESTRATÉGIA
- Exercícios gráficos em folhas.
- Jogos.
- Brincadeiras.
- Músicas.
- Histórias.
- Atividades com sucata.
- Cartazes.
- Atividades em caderno pedagógico.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua e diária, observando e descrevendo o desempenho do aluno quanto à: participação, atenção, cooperação, interesse, execução das atividades, coordenação viso-motora, execução correta dos movimentos da esquerda para a direita.
II – ALFABETIZAÇÃO
1)- VOGAIS
OBJETIVOS
1)- VOGAIS
OBJETIVOS
- Identificar, ler e escrever as vogais.
- Discriminar os sons oral e nasal.
- Discriminar sons aberto e fechado.
- Completar palavras de acordo com as figuras.
- Traçar vogais corretamente.
- Discriminar o som das vogais dentro de um contexto, utilizando músicas.
CONTEÚDO
Palavras-chave e vogais em letras maiúsculas, minúsculas, de imprensa e cursivas.
Exercícios para desenvolver o campo lingüístico: desenvolvimento da expressão oral, início da expressão escrita, leitura incidental.
Exercícios para desenvolver o campo lingüístico: desenvolvimento da expressão oral, início da expressão escrita, leitura incidental.
ESTRATÉGIA
- Apresentação de histórias, músicas, poesias, parlendas.
- Execução de exercícios gráficos.
- Cartazes.
- Coordenação-motora: andar sobre a letra no chão, desenhar (no chão, na lousa).
- Pintura, recorte, desenho, colagem, atividade com sucatas (embalagem).
- Transcrição da letra de imprensa para letra cursiva.
AVALIAÇÃO
Avaliação diária. Através de exercícios orais e escritos o professor deve verificar se o aluno: traça corretamente as vogais, discrimina visualmente e auditivamente a vogal em estudo, lendo e escrevendo.
Avaliar o aluno através da participação, atenção e execução das atividade
2)- ENCONTROS VOCÁLICOS/ VOGAIS NASALADAS
Avaliar o aluno através da participação, atenção e execução das atividade
2)- ENCONTROS VOCÁLICOS/ VOGAIS NASALADAS
OBJETIVO
- Identificar encontros vocálicos e vogais nasaladas.
- Ler, escrever e empregar os encontros vocálicos.
- Identificar o sinal gráfico ~ (til), ler e escrever.
CONTEÚDO
- Encontros vocálicos em letras maiúsculas, minúsculas de imprensa e cursivas.
- Vogais nasaladas: ã, ão, ãe, õe.
- Desenvolver campo lingüístico e vocabulário.
ESTRATÉGIA
- Apresentação dos encontros vocálicos e das vogais nasaladas em atividades gráficas, pequenos textos, músicas, desenhos, poesias e parlendas.
- Transcrição, cópias, ditados e exercícios.
- Leitura, recorte e colagem.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua, com a participação e atenção dos alunos. Verificar se o aluno: traça, transcreve, lê, interpreta e emprega corretamente os encontros vocálicos e a vogais nasaladas.
3)- FAMÍLIAS SILÁBICAS
OBJETIVO
OBJETIVO
- Identificar, ler e escrever as famílias silábicas corretamente.
- Automatizar o processo de formação.
- Empregar corretamente o uso das famílias.
- Treinar a escrita.
- Executar os exercícios corretamente.
CONTEÚDO
- Palavras-chave, famílias silábicas.
- Pequenos textos, músicas, poesias, parlendas, histórias e desenhos.
- Ortografia.
ESTRATÉGIA
- Apresentação das famílias silábicas através de: cartazes, recortes, colagem, desenhos, figuras, histórias, leitura, músicas, jogos, e brincadeiras.
- Exercícios gráficos orais e escritos, caderno ortográfico, cartilha, ditado, palavras cruzadas e etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua através de: cópias, treino ortográfico, e exercícios gráficos com correções.
Verificação: se o aluno domina a grafia corretamente e atinge os objetivos propostos; se o aluno identifica, transcreve, copia e lê as famílias silábicas.
Avaliação diária através da atenção, interesse e participação da criança.
Verificação: se o aluno domina a grafia corretamente e atinge os objetivos propostos; se o aluno identifica, transcreve, copia e lê as famílias silábicas.
Avaliação diária através da atenção, interesse e participação da criança.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
OBJETIVO
- Desenvolver os conceitos matemáticos, para que possam reconhecer, identificar e executar as atividades propostas.
- Identificar figuras geométricas.
- Desenvolver aprendizagem dos números (adição, subtração).
- Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
- Ampliar os conceitos matemáticos.
- Realizar as atividades propostas com interesse, atenção, entendimento e compreensão.
CONTEÚDO
- Conceitos matemáticos: grande/pequeno; maior/menor; dentro/fora; mais/menos; em cima/embaixo; na frente/atrás; linha aberta/ linha fechada; etc.
- Conjuntos (unitário, vazio).
- Formas geométricas, numeração, cores, blocos lógicos, sinais (=, #), seqüência numérica e representação gráfica.
ESTRATÉGIA
Apresentar conteúdo de forma dinâmica e estimuladora, através de: cartazes, jogos, brincadeiras, músicas, histórias, atividades gráficas, blocos lógicos, sucatas, recortes, colagens, lousa, caderno quadriculado e etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação continua e diária para que o aluno desenvolva: interesse, atenção, raciocínio lógico-matemático e assimilação dos conteúdos.
Avaliar o aluno através de exercícios gráficos através da execução das atividades e correções.
Avaliar o aluno através de exercícios gráficos através da execução das atividades e correções.
ARTES PLÁSTICAS
OBJETIVO
OBJETIVO
- Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
- Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
- Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
- Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.
CONTEÚDO
- Desenho.
- Pintura.
- Impressão.
- Recorte.
- Alinhavo.
- Tapeçaria.
- Colagem.
- Modelagem.
- Dobradura.
- Montagem.
- Construção.
ESTRATÉGIA
- Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
- Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
- Revista, jornal e sucata.
- Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades, auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação, companheirismo e a motivação.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
OBJETIVO
- Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
- Formar bons hábitos de higiene e saúde.
- Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
- Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
- Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
- Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
- Explorar o ambiente em que vive.
CONTEÚDO
- As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
- Alimento/Culinária.
- Plantas/Horticultura.
- Animais.
ESTRATÉGIA
- Explorar o meio em que estamos.
- Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.
- Pinturas colagens, recortes.
- Horta.
- Passeios, excursões.
- Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).
- Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.
- Alimentos (frutas, verduras, legumes).
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua e diária através das atividades e exercícios realizados e executados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: interesse, atenção, cooperação, espontaneidade, aprendizagem, capacidades de observação, análises e etc.
INTEGRAÇÃO SOCIAL
OBJETIVO
OBJETIVO
- Adaptar a criança à escola e à vida social.
- Promover condições de um convívio agradável.
- Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
- Adquirir habilidades sociais.
- Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
- Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.
CONTEÚDO
- Eu/Família.
- Casa/Comunidade.
- Escola.
- Meios de Transporte/Meios de Comunicação.
- Datas Comemorativas:
- (Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
ESTRATÉGIA
Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e colagens.
Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios.
Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua através das atividades e exercícios realizados e propostos aos alunos, no qual se verifica o: interesse, assimilação, compreensão, aprendizagem, comportamento, espontaneidade, capacidade, cooperação, participação e a execução das atividade.
INGLÊS
OBJETIVO
OBJETIVO
- Desenvolver algumas noções sobre a língua estrangeira (inglês).
- Executar as atividades propostas com atenção, compreensão e aprendizagem.
- Desenvolver a linguagem de palavras, pequenas frases e músicas.
CONTEÚDO
- Cores.
- Números.
- Nomes de animais, alimentos, familiares, objetos, brinquedos, etc.
- Músicas.
ESTRATÉGIA
- Vídeo.
- Cartazes.
- Desenhos.
- Atividades gráficas.
- Pintura, colagem e recorte.
AVALIAÇÃO
Avaliação será feita através dos exercícios e atividades realizadas pelos alunos verificando a aprendizagem, assimilação e compreensão.
Pronúncia e o interesse.
Pronúncia e o interesse.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
- Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
- Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
- Permitir que a criança seja independente.
- Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
- Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
- Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
- Mante-la ocupada.
- Levar a criança a participar das atividades de grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário